Hoje vamos falar de 5 delas:
1. Diabetes
O consumo exagerado de açúcar pode ser um dos motivos para o surgimento da doença. Mas vale destacar que são muitos fatores que levam à diabetes, tais como o sedentarismo, a má alimentação e até mesmo o histórico familiar.
2. Problemas circulatórios
Os problemas circulatórios são uns dos primeiros sintomas que aparecem com o consumo exagerado de açúcar. O excesso de glicose no sangue pode causar a obstrução de vasos e, dessa forma, originar problemas cardiovasculares.
3. Já ouviu falar na Retinopatia diabética?
A retinopatia diabética, para quem não conhece, é uma complicação que afeta os vasos da retina (na região dos olhos), podendo provocar a perda de visão. Ela acontece justamente por conta do consumo excessivo de açúcar e, muitas vezes, os sintomas podem ser irreversíveis!
4. Excesso de glicose pode atrapalhar o processo de cicatrização
Com o consumo excessivo de açúcar é possível que o processo de cicatrização do organismo pare de funcionar bem. Isso acontece porque o excesso de glicose atrapalha a irrigação sanguínea e também afeta o sistema imunológico. Por isso, a cicatrização acaba sendo mais lenta que o normal.
5. Rins e cérebro podem ser afetados pelo consumo exagerado de açúcar
Com a glicose alta, os rins ficam sobrecarregados para filtrar o sangue – o que pode ocasionar alguns problemas a longo prazo. O cérebro também pode ser afetado, pois o excesso de açúcar tende a prejudicar as funções cognitivas.
Agora que você sabe mais sobre os malefícios do excesso de açúcar, a nossa dica é tentar maneirar o seu consumo, ter uma dieta saudável, regrada, praticar atividade física e estar em dia com seus exames e com o acompanhamento do médico Endocrinologista.
POLICLÍNICA DA VILA.
Compromisso com você e sua família.